O que você precisa saber antes de começar a praticar YOGA!
O Yoga tem sido uma pratica muito divulgada e procurada nos últimos tempos, porém o primeiro contato que temos com a Yoga, vem através da imagem de pessoas com corpos esculturais em posições acrobáticas ou falando sobre assuntos que temos pouco conhecimento como meditação e nomes que nunca ouvimos falar, mas o que de verdade precisamos saber??
1 – Importante saber que o YOGA é muito mais que uma atividade física, a pratica tem uma longa e profunda história, que é frequentemente esquecida.
O YOGA é uma filosofia de como viver bem, como vivenciar o cotidiano com seus altos e baixos.
O Yoga usa ferramentas como, praticas físicas, respiratórias, concentração e estudo de si mesmo, como resultado, a pratica traz algumas transformações em sua vida. Porém tudo é feito de forma gradual, respeitando nosso tempo.
2 – Você NÃO precisa ter certo nível de condicionamento físico ou flexibilidade para fazer YOGA.
Quando pensamos em Yoga vem logo a mente, pessoas fazendo posturas bem desafiadoras, isso acaba nos intimidando e desestimulando a pratica, o YOGA é PARA TODOS, você não precisa ter nenhum padrão físico, as conquistas das posturas (que são chamadas de ASANAS) vem com a pratica, iniciado com posturas simples, executas com todo cuidado e atenção ao seu corpo, nada é garantia que todos vão fazer posturas mirabolantes, afinal a pratica é muito mais que os ASANAS.
Se conseguirmos alcançarmos posturas complexas ok, se não está tudo bem também!
3 – Existe vários estilos de YOGA, tem algum que se encaixa com você.
Existem práticas que são mais tranquilas (Hatha YOGA), práticas com uso de acessórios (Iyengar YOGA), com movimentos mais fluidos (Vinyasa Yoga), uma pratica mais vigorosa (Ashtanga YOGA) entre outras. A questão é procurar um estilo que mais se encaixa com você, onde o YOGA é levado a sério, respeitando sua tradição e respeitando o aluno como indivíduo. Também devemos considerar a empatia com o instrutor e ambiente de pratica, somos seres únicos e cada instrutor coloca sua impressões no ensinamento do YOGA.
4 – Uma aula de YOGA pode variar, dependendo do estilo, mas no geral podemos esperar as mesmas coisas.
Em uma aula teremos movimentos com o corpo, respiratório e de concentração, trazendo conexão, corpo, mente e espirito, entoar mantras e no final, normalmente é realizado com um breve relaxamento.
Não é sempre, mas em geral existem esses elementos.
5 – Não precisa de roupas próprias, acessórios caríssimos da moda ou preparo especifico para aula.
O importante e ter uma vestimenta confortável e um lugar de pratica que também proporcione o conforto.
Normalmente a pratica é feita com tapete, em material antiderrapante, pela questão de praticidade
6 – Se apresente ao instrutor.
É importante o instrutor saber alguns detalhes, como: se é a primeira vez em uma aula de YOGA, se existe alguma restrição física, ou detalhes que seja considerado importante pelo aluno.
7 – Se na primeira aula se sentir perdido e não acompanhar o que está acontecendo TUDO BEM!
Para maioria das pessoas que iniciam no yoga, na primeira aula, não existe muita noção do que está acontecendo. Esse é um processo bem gradual, de familiarização com a pratica.
8 – Para finalizar…
Desde a primeira pratica já sentimos os benéficos, o YOGA cativa e pode fazer parte da sua vida!!!!
Débora Barbeta Instrutora de Yoga