O significado do símbolo e som OM
Você já se perguntou o que significa o símbolo Om? Se você se interessa por espiritualidade, YOGA, meditação ou filosofias orientais, é provável que já esteja familiarizado com o conceito de OM. Um símbolo único com um profundo significado espiritual, vamos dar uma olhada no que exatamente o símbolo Om representa.
Tradicionalmente cantado no início e no final das sessões de YOGA, Om (também conhecido como Aum) é um canto vibracional lento que representa o som abrangente feito no momento em que toda a criação passou a existir. Diz-se que antes de Om não havia nada, simplesmente um vazio vazio.
O símbolo Om é escrito em sânscrito e é a sílaba e mantra mais sagrados do hinduísmo. Cada elemento visual representa diferentes estados de consciência:
- Estado Inconsciente: A curvatura superior da forma ‘3’ denota sono profundo, onde inconscientemente não desejamos nada e não sonhamos
- Estado de vigília: representado pela grande curva na base da forma ‘3’, este estado significa experiência consciente através dos cinco sentidos
- Estado de sonho: a curva intermediária que se projeta entre os estados de vigília e inconsciente, onde todos os sonhos são vivenciados
- Estado Maya: O semicírculo no topo representa a ilusão, um obstáculo ao desenvolvimento espiritual e o mais alto estado de consciência
- Estado Absoluto: Representado pelo ponto no topo, o reino mais elevado de consciência não parece nem para fora nem para dentro – o estado final de bem-aventurança espiritual.
Como Om é considerado o som original da consciência e da criação, ao cantar seu som, estamos fisicamente nos sintonizando com o universo e criando uma conexão espiritual com a existência de todas as coisas.
Além de seus significados espirituais, entoar o mantra Om também pode ter efeitos físicos positivos em nosso corpo. Normalmente usado durante a meditação, as vibrações rítmicas do Om ajudam a prática meditativa, desacelerando o sistema nervoso e acalmando a mente. E quando nossa mente está relaxada, nossa pressão arterial diminui, não apenas melhorando a saúde do nosso coração, mas ajudando a equilibrar e unificar nossa mente, corpo e espírito.
Agora que você tem uma compreensão mais clara do que o Om representa, pode ser inspirado a incorporar o som e o símbolo Om em sua própria prática espiritual ou vida diária.
Débora Barbeta
Instrutora de Yoga.