Yamas e Niyamas, onde começa a pratica de Yoga!

Yamas e Niyamas, onde começa a pratica de Yoga!

Normalmente achamos que o Yoga é uma técnica de posturas físicas (Asanas) e meditação (Dhyana), mas vai muito além disso.

Por volta de 150 aC, o sábio Patanjali delineou oito passos, compilados no texto clássico “Yoga Sutras”. Este caminho óctuplo do Yoga leva à auto-realização por meio da unificação de corpo, mente e espírito. De acordo com Patanjali, os oito membros do Yoga são:

  • “Yama” – Sânscrito para “disciplina moral”
  • “Niyama” – Sânscrito para “observância moral”
  • “Asana” – Sânscrito para “postura corporal”
  • “Pranayama” – Sânscrito para “controle da respiração”
  • “Pratyahara” – Sânscrito para “retirada dos sentidos”
  • “Dharana” – Sânscrito para “concentração”
  • “Dhyana” – Sânscrito para “meditação”
  • “Samadhi” – Sânscrito para “bem-aventurança”

Os primeiros dois estágios do Yoga – os “yamas” e “niyamas” – enfocam como você age no mundo e como você age em relação a si mesmo, mesmo antes de começar a se esticar e se curvar! Pode ser útil pensar nos yamas e niyamas como “o que devemos e o que não devemos fazer “. Ao contrário dos mandamentos estritos, porém, eles são diretrizes de bom senso destinadas a fazer você pensar sobre si mesmo e suas ações. As etapas de cada yama e niyama são cumulativas – cada disciplina o prepara para a próxima. 

Os Yamas

Os yamas (YAH-mahs) são códigos de conduta ou disciplinas morais em relação ao mundo exterior. Os cinco yamas são:

  • “Ahimsa” – Sânscrito para “não violência”
  • “Satya” – Sânscrito para “verdade”
  • “Asteya” – Sânscrito para “não roubar”
  • “Brahmacharya” – Sânscrito para “uso sábio da energia sexual”
  • “Aparigraha” – Sânscrito para “não possessividade”

Ahimsa

Significando literalmente “evitar a violência”,  ahimsa (ah-HIM-sah) é o yama fundamental da ioga clássica. É o princípio de não causar danos em pensamentos, palavras e ações. Isso inclui não prejudicar outras pessoas, animais, o meio ambiente e, especialmente, você! Essa disciplina também incentiva palavras e atos não violentos, mesmo em relação a coisas de que você não gosta.

Satya

Significando literalmente “verdade”,  satya (SAHT-yah) é o princípio de viver com integridade. Isso se refere a abster-se de desonestidade e traição em pensamentos, palavras e ações. É importante notar, entretanto, que não causar dano (ahimsa) ainda é o princípio mais importante. Isso pode ser útil para lembrar que você está travado entre dizer a verdade, o que pode causar danos, e fazer o melhor que pode para não causar danos ou violência.

Asteya

Asteya (ah-STAY-uh), que significa literalmente “não roubar”, é o princípio de não pegar o que não é dado. Isso não inclui apenas bens materiais, mas também o tempo e a energia de outras pessoas. Ele permite que você volte sua consciência para o que você tem, ao invés do que você não tem. Também o inspira a não depender de outras pessoas para providenciar tempo, energia ou bens para você. Asteya incentiva a autossuficiência.

Brahmacharya

Um dos yamas mais controversos , brahmacharya (brah-muh-CHAR-yuh) refere-se ao uso sábio e preservação da energia sexual. Em última análise, esse princípio não significa necessariamente “celibato”, mas sim agir com responsabilidade com sua energia sexual, como uma forma de respeitar os outros e a si mesmo. Também se refere ao controle de sua energia em geral, para não desperdiçar seu ânimo e vigor com coisas superficiais.

Aparigraha

O princípio da não-possessividade, aparigraha (ah-pah-ree-GRAH-hah) refere-se à habilidade de deixar ir. Encoraja o não apego, o não apego e o não apego às posses ou mesmo aos pensamentos. Aparigraha ensina você a não preencher sua vida com “coisas” (incluindo preocupações estranhas!), Mas sim a ir com calma e ser feliz com o que você tem.

Os Niyamas

Os niyamas (nee-YAH-mahs) também são códigos de conduta para a vida, mas essas disciplinas se concentram em como você trata a si mesmo. Os cinco niyamas são:

  • “Saucha” – Sânscrito para “pureza”
  • “Santosha” – Sânscrito para “contentamento”
  • “Tapas” – Sânscrito para “autodisciplina”
  • “Svadhyaya” – Sânscrito para “auto-estudo”
  • “Ishvara pranidhana” – Sânscrito para “render-se a uma fonte superior”

Saucha

Significando literalmente “pureza”, saucha (SOW-chah) é o princípio da limpeza. Isso se refere a manter uma boa higiene, mas também a evitar o que é impuro ou tóxico em pensamentos, palavras ou ações. Praticar limpeza interna significa evitar egoísmo, fofocas e tópicos prejudiciais. Saucha também conota uma dieta moderada, equilibrada e saudável.

Santosha

Santosha (san-TOE-shah) significa literalmente “contentamento”. É a prática de encontrar alegria em sua própria vida, em vez de cobiçar uma vida que você não tem. No entanto, não se refere à complacência. Desistir dos sonhos ou permitir que o aproveitem não é prática de santosha ! Em vez disso, esse princípio se refere a uma aceitação do momento presente – talvez com uma quantidade generosa de paciência. Ao encontrar paz em qualquer circunstância, você começa a aprender que todo desafio é uma oportunidade de crescimento.

Tapas

Significando literalmente “calor”, tapas (TAH-pahs) se refere ao autocontrole de sua energia, através do qual você “queima” as impurezas. Isso requer moderação, austeridade e trabalho árduo. Quando o estranho se for, sua verdadeira energia pode surgir. Em seu tapete de ioga, tapas pode significar trabalhar com seu “limite” em poses difíceis – mas também pode significar comprometer-se totalmente com sua prática. Quando você está inspirado, focado e “animado”, os tapas estão em ação.

Svadhyaya

Literalmente, significando “auto-estudo”, svadhyaya (svahd-YAH-yah) requer contemplação e auto-reflexão enquanto você investiga sua própria natureza. Ao voltar sua consciência para dentro, você começa a perceber o significado mais profundo de sua vida, seu propósito e seu caminho espiritual.

Ishvara Pranidhana

niyama final, ishvara pranidhana (ISH-vah-rah prah-nee-DAHN-uh) é a prática de ceder a um poder superior ou ao seu eu superior. Essa prática incentiva a modéstia e a humildade, pois reconhece a existência de uma força maior no universo. Não importa se você se refere a esse poder como “Deus”, “Deusa”, “Criador”, “Fonte”, “espírito infinito”, “força vital universal” ou qualquer outro termo. Ishvara pranidhana ensina que render-se à orientação dessa força trará paz e compreensão para sua vida.

Um roteiro para a vida

Os yamas e niyamas são a base para um caminho de Yoga significativo e transformador. Viver de acordo com esses princípios traz paz, alegria e compreensão ao seu mundo. Sua compaixão e consciência crescerão e sua prática de Yoga florescerá. Ao começar a incorporar os yamas e niyamas em sua vida cotidiana, prepare-se para mudanças positivas!

Débora Barbeta.

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