Qual é o propósito dos Asanas noYoga?

Qual é o propósito dos Asanas noYoga?

Muitas pessoas no Ocidente são da opinião de que o Yoga se destina a manter o corpo em forma e saudável por meio da prática de asanas. Eles limitam a Yoga aos exercícios físicos, mas o foco principal da Yoga é a modificação da autoconsciência e do relacionamento com o mundo. É um sistema completo de terapia, que inclui o desenvolvimento da consciência e do controle do corpo físico, das emoções, da mente e das relações interpessoais. (Yoga e psicoterapia, Swami Rama, Rudolph Ballentine MD, Swami Ajaya PhD)

As posturas físicas são importantes nos estágios iniciais do treinamento de Yoga. Ao tornar o corpo equilibrado, saudável e forte, a pessoa está pronta para buscar o trabalho mental e a introspecção. Além disso, a pessoa também está aprendendo a se desligar do corpo e a adquirir conhecimento de seu funcionamento.

Corpo e mente estão conectados.

A postura que uma pessoa assume na vida diária é um espelho de seu estado de espírito.

Quando estamos sob estresse, contraímos certos músculos. Normalmente, não temos consciência disso, pois temos medos subconscientes, portanto, contraímos certos músculos todos os dias, durante anos, subconscientemente. Eventualmente, a pessoa desenvolve rigidez corporal ou dor em certas áreas do corpo. Uma dor muito comum, relacionada ao estresse, é uma dor lombar (dor na coluna lombar). Devido ao estresse, contraímos um músculo chamado iliopsoas, que fica preso à parte inferior da coluna. A contração habitual desse músculo por um período muito longo pode causar descolamento dos discos ou dor lombar, pois empurra a coluna para uma posição desequilibrada. Consequentemente, isso afetaria outros músculos e todo o corpo ficaria desequilibrado.

Fazer uma série de asanas ajuda a alongar  e fortalecer o corpo, a fim de alcançar a liberdade do corpo e recuperar o equilíbrio.

Outro objetivo das posturas asana é preparar o corpo para a prática da meditação, que requer uma completa quietude do corpo em uma postura meditativa.

A definição de Asana por Patanjali é: “STHIRA-SUKHAM-AASANAM”.

“Sthira” significa  estável , estável, quieto, enquanto “Sukham” significa  confortável .

Portanto, asana é uma postura estável e confortável. Mas, não podemos alcançar isso no início, portanto, 3 estágios de asanas foram definidos:

  • 1 ° etapa:  fazer um esforço para aprender a postura. Nesta fase, a pessoa não consegue manter a postura. Esta fase também é: tremida, instável e suada e está queimando mais calorias.
  • 2 ° etapa:  esta é uma fase em que uma pessoa começa a manter a postura por um período de tempo prescrito e controle da mente começa aqui. Quando a postura se torna fácil, a mente, de acordo com sua natureza, começa a vagar.
  • ° etapa:  esta é uma fase de meditação – fluxo contínuo da mente (concentração). Aqui, menos energia é consumida, pois pode-se “descansar” no asana por um longo período de tempo.

Então, qual é a diferença entre Yoga Asana e Exercício:

Nos asanas (em estágios posteriores), haverá baixo consumo de calorias e esforço minimizado, ao passo que nos exercícios o alto consumo de calorias será mantido e o esforço maximizado.

Yoga asanas requerem respiração relaxada, natural ou controlada, enquanto os exercícios exigem respiração de fadiga.

Asanas incluem posturas equilibradas e todo o treino corporal: atividade que fazemos no lado direito, repetimos no lado esquerdo para manter o equilíbrio muscular. Os Asanas incluem muitos exercícios de alongamento, bem como exercícios de força, para que se desenvolva um  corpo forte e flexível. Eles também incluem movimentos lentos e dinâmicos. Normalmente, nos esportes, apenas um determinado grupo de músculos estaria sob pressão e haverá menos atividade de alongamento com movimentos mais rápidos e enérgicos (também maior risco de lesões), portanto, certos músculos ficariam tensos (por exemplo, corrida). Normalmente, o praticante de asana seria mais forte porque está trabalhando os músculos internos, portanto, ele pode suportar a pressão muscular por mais tempo.

Além disso, no Asana, o  espírito não é competitivo, é orientado para o processo  e o foco é interno,  enquanto no exercício o espírito é competitivo e orientado para o objetivo e o foco é externo.

Existem possibilidades ilimitadas para o crescimento da autoconsciência nos asanas, enquanto no exercício, pode haver um fator de tédio, uma vez que o objetivo seja alcançado.

Iyengar, a maior autoridade mundial em Yoga, afirma: “Os Asanas foram desenvolvidos ao longo dos séculos para exercitar todos os músculos, nervos e glândulas do corpo. Eles garantem um físico fino, forte e elástico, sem ser musculoso, e mantêm o corpo livre de doenças. Eles reduzem a fadiga e acalmam os nervos. Mas sua real importância reside na maneira como treinam e disciplinam a mente. Muitos esportistas possuem um físico excelente, pois colocam o corpo acima de tudo, mas eles não têm controle sobre a mente, o intelecto e o Self. O objetivo do praticante de ioga é conquistar o corpo e torná-lo um veículo adequado para o Espírito. ” (Luz do  Yoga, BKS Iyengar)

Yoga é para todos, pois é um sistema de terapia, não um esporte. Os Asanas do Yoga incluem numerosos exercícios para todos os níveis que podem ser executados dinamicamente por iniciantes e estaticamente por praticantes avançados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat Artha Yoga
Enviar via WhatsApp